Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Publicado em 25/07/2016

Artigos

O exemplo é destacado de geração em geração



“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição” (Malaquias 4:4-6)

Em Malaquias 4:5-6, o profeta pede ao povo para lembrarem-se da Lei, dos estatutos e juízos de Deus. Mais tarde, outros profetas seriam enviados com a missão de proclamar a vinda de Cristo e seus juízos de geração em geração. O profeta tinha a missão de transmitir a vontade de Deus. Eles impactaram gerações com seus referenciais e na exposição da verdade bíblica, independente das circunstâncias. 

Como exemplo de líder, temos o apostolo Paulo, que diz “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo” (1 Co11:1). O apostolo já destacava a necessidade de ter um referencial a ser seguido. Isso porque também imitava outro, Jesus Cristo. Paulo instruiu-se aos pés de Gamaliel, mas foi discipulado por Barnabé no evangelho, e este se revelou um grande exemplo, tanto na vida de Paulo como de João Marcos, que mais tarde veio escrever o evangelho de Marcos, que originou o evangelho de Lucas e Mateus.

Paulo foi um grande influenciador do evangelho e de outros discípulos. Constatamos que todos tiveram em suas vidas bons exemplos a serem seguidos e que culminaram em excelentes resultados práticos em toda a sua vida cristã. Temos o referencial de mestre em Jesus Cristo que também tinha como maior instrumento pedagógico Ele mesmo, o seu exemplo foi citado em Mateus 11:29: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.  E colocado em prática, na narrativa inicial de Lucas em At.1:1 “Fiz o primeiro tratado, ò Teófilo, a cerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas ensinar”. 

Vivemos sob a ótica de uma sociedade influenciadora, que interage com uma velocidade surpreendente. Portanto, fazem-se necessários exemplos de líderes cristãos que possam inspirar positivamente seus liderados e, consequentemente, toda igreja local, assim como foram os profetas e os apóstolos de outrora. Observe que no texto acima, gerações (pais e filhos) foram impactados mediante a pregação profética de Elias e de outras gerações de profetas que vieram após ele! O Senhor sempre estará levantando líderes exemplares para conduzir o seu povo. Ele, por certo, conta com você que lê esse texto agora.

Para ajudá-lo a ser um líder influente, podemos destacar algumas dicas do livro de John Maxwell “Como tornar-se uma pessoa de influência”, que ajudarão a relacionar-se melhor.

  • Comprometa-se com as pessoas – tenha o compromisso de ajudar pessoas a mudarem suas prioridades e ações.
  • Acredite nas pessoas – dê a elas sua confiança e esperança.
  • Dê sem esperar retribuições – se você precisar de algo das pessoas, não poderá liderá-las.
  • Dê oportunidades às pessoas – à medida que a pessoa que você cuida se tornar mais forte, ofereça-lhes oportunidades adicionais.
  • Ajude as pessoas a alcançarem um nível mais alto – o seu objetivo deve ser levar as pessoas a alcançar o seu potencial máximo.
    
Sendo assim, você deve buscar ser modelo de vida cristã, isto é, amar profundamente as coisas de Deus, e amar ao próximo como a nós mesmos para que as pessoas reconheçam a presença de Cristo em nosso meio e se unam a nós na proclamação do Evangelho. Que possamos ser um referencial em nossa igreja, assim como Jesus foi para Paulo, Paulo foi para Timóteo, Barnabé foi para João Marcos e, hoje, eles são maravilhosos exemplos para Igreja de Cristo. 

Simone Maia

É Bacharel em Pedagogia (UCB) e Teologia (FAECAD), casada, mãe de dois filhos, professora de DEBQ e membro da Igreja do Evangelho Quadrangular de Bangu-RJ.