Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Publicado em 16/08/2016

Atualidades

Chefs cozinham para moradores de rua com sobras de bufê olímpico

Restaurante foi criado por renomado chef italiano com projeto brasileiro. Chefs convidados preparam pratos com ingredientes excedentes.

Cozinheiro prepara alimentos no Refettorio Gastromotiva 

Cardápio do dia: salada de beterraba com manteiga queimada ao vinagre, limão e parmesão, carne defumada em seu suco com nhoque e compota de frutas com sorvete.

Parece comida de restaurante sofisticado - e é de fato feita por chefs renomados. Os clientes são moradores de rua e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social da região da Lapa, no Rio. 

Os pratos são feitos com ingredientes excedentes do bufê que cuida da comida do parque olímpico. São frutas, verduras e outros alimentos que estão próximos da data do vencimento ou não têm apresentação impecável, mas são adequados para o consumo.

O restaurante onde são servidos os pratos se chama Refettorio Gastromotiva e funciona em um espaço decorado por arquitetos na rua da Lapa. É um projeto do renomado chef italiano Massimo Bottura. 

"Acreditamos que grandes eventos têm que deixar um legado humano. Queremos promover uma transformação que mude a vida das pessoas", diz o chef David Hertz, da ONG Gastromotiva, que também faz parte do projeto.

 


Funcionários e voluntários comem no restaurante, que foi decorado por arquitetos 

Cada dia um chef é convidado para comandar a cozinha. Nesta segunda-feira (15) é o mexicano Tomás Bermudez, que tem dois restaurantes em seu país. "É incrível cozinhar para pessoas que não podem comer em um restaurante. É muito bom proporcionar essa experiência para elas", diz.

O local tem capacidade para servir 108 refeições por dia, mas por enquanto estão sendo feitas em torno de 70. O projeto continuará após os Jogos Olímpicos, em um esquema em que os clientes pagam durante o almoço para financiar o jantar gratuito da noite.

http://g1.globo.com/r

Flávia Mantovani