Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Publicado em 07/07/2016

Artigos

Esportes e Missões: Uma Parceria Perfeita!

“Projeto Mais que Medalhas”



“Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (1 Coríntios 9:24,25).

Ao proferir estas palavras, o apóstolo Paulo usou brilhantemente o esporte para ilustrar a mensagem que desejava transmitir, fazendo uma comparação perfeita entre o atleta e o discípulo de Jesus.  Já naquela época, o esporte ocupava um lugar de destaque na sociedade e, por isso, Paulo faz alusão a uma maratona em que os participantes correm no desejo de alcançar o prêmio, no entanto, o prêmio de um atleta comum logo perece, é uma glória passageira, mas aos discípulos de Jesus uma coroa que dura para sempre os aguarda quando atravessarem a linha de chegada.

Há muitas maneiras de compartilhar a nossa fé. Podemos falar de Jesus por meio das artes em uma apresentação teatral, por exemplo, ou por meio de uma atitude simples, como distribuir um folheto evangelístico. Você pode ir ao semáforo e em poucos segundos mostrar cartazes, faixas e, assim, expressar a sua fé. Poderia ir longe nos exemplos, no entanto, quero focar no esporte, pois  é uma ponte larga e incrivelmente eficaz para revelarmos Cristo ao mundo perdido. 

Em agosto deste ano, teremos os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Pessoas do mundo inteiro estarão na cidade maravilhosa, movidas pela paixão que o esporte provoca. Desta forma, falar de Jesus para essa multidão é uma oportunidade tremenda e, para isso, precisamos usar a linguagem do esporte, assim como o apostolo Paulo o fez. No versículo acima, o apóstolo está usando a linguagem que a sociedade da época compreendia, mas ele destaca que a vida com Deus é algo muito mais empolgante do que uma maratona e um troféu. Paulo usou o esporte para compartilhar de sua fé.

A SGM tem como foco a Evangelização e para isso criamos também o projeto “Mais que Medalhas” que, como o próprio nome sugere, nossa meta é que você possa evangelizar conosco durante os jogos olímpicos com o objetivo de oferecer a todos quanto pudermos alcançar algo muito mais precioso do que um troféu ou medalha, ou seja, que você possa revelar Jesus Cristo a todos que ainda não O conhecem.

O esporte foi e sempre será uma via incrível para falarmos de Jesus. Bem-vindo a esta “maratona de missões”.  É a sua chance de ser um instrumento nas mãos de Deus, levando o maior número possível de pessoas a subir no pódio e a ganhar um prêmio que não perece, a salvação de sua alma. 

Para saber mais sobre o projeto, entre no site da SGM.

Que Deus te abençoe!


Rev. Fernando Carvalho Camargo

Secretário Geral de Missões.